Programadores Prostitutos – a decadência.

19 dez

Programadores Profissionais(Independentes), já ganharam dinheiro. Caíram em decadência devido a falta de trusts e cartéis. Isso começou quando a grande maioria não sabia cobrar, ou deixaram de cobrar. Alguns hj deixaram o cliente até mesmo escolher como e quanto lhe pagar. Cada dia os programas estão mais baratos, a concorrência aumentando, e agora? como será nosso futuro? PQ alguns ainda ganham muito bem,enquanto outros não?

Dicas para garantir a sua grana, e principalmente o seu futuro:

1- Vc dá as Cartas, vc é o Cara.
Seu cliente deve estar côncio deq se vc ñ fizer o programa, mesmo pagando barato a um outro programador ou comprando um ‘sisteminha’ de internet, ele estará tendo na verdade prejuízos incalculáveis.

2- O cliente quer Financiar.
vc financia em 999 vezes de 1 real x mês? Claro q sim! desde tenha juros! ñ cobrar juros é coisa de loser, quanto mais parcelas, mais auto os jutos serão! nunca se esqueça deq o cliente quer montar em vc, na hora do orçamento.

3- Nunca Venda o Sistema. Alugue! Mantenha ele Preso a vc!
Ele vai te ligar a cada 15 minutos mesmo, não vai? Cobre logo por mês!

4- Não dê o Preço no mesmo dia!
anote todas as necessidades e diga q irá fazer o cálculo de horas e analisar ainda. Volte em outra hora.
detalhe que programas grandes merecem 50% de sinal. 🙂

5- O Cliente Reclama da Vida.
Toda vez q vai fazer um orçamento pode reparar, vc pode nem conhecer o cara, ele te dá bom dia, pede a vc q se sente na cadeira, e do nada começa a falar de gastos e cortes e aparece na mesa dele uma série de contas a pagar.
P: Oq fazer nessa hora?
R: Reclame da vida tbm! diga: “verdade! eu então, ixe! nem se fala!”.

6- Meu Cliente é Simplezinho, ele não Pode Pagar.
Ridículo essa frase, mas já ouvi isso. É anti-ético analisar a condição do cliente, mas duvido q ele ñ possa pagar uma mensalidade como outra qualquer, telefone, aluguel, tv a cabo, internet entre outras.
A principal coisa a entrar na tua mente e na mente do cliente é: “O Software é um funcionário virtual”, o encarregado de guardar as coisas, organizar, trazer oq foi pedido, imprimir, enfim automatizar o processo. Será q ele não merece um salário?

7- A Moda de Dizer ‘pOgraminha’.
“Preciso de um ‘pOgraminha simples’ q só não me faça voar e soltar raio pelas mãos”.
O cliente sempre fala assim, ele está na verdade te desmerecendo, e quer q vc entenda isso, q vc não tem tanta importância para ele, e que vc é só mais um programador o mundo. não deixe q ele fale assim por meio de ações. A ação é o contrato. ele deve assinar um contrato com tudo oq foi pedido, valor estipulado e prazo de entrega. Na hora de entregar, ele sempre irá dizer q vc não fez X ou Y, e q não era desse modo, e o erro sempre será teu, até o dia em q vc colocar na frente dele a cópia autenticada do contrato com a assinatura dele. Isso não é uma opção, trata-se de uma obrigação Sua como profissional.

8- Disputa entre Orçamentos.
Outro programador(empresa) disputando o mesmo cliente, ou, o cliente quer baixar muito o valor do programa.
Não Faça! não mesmo! diga a ele que vc cobra por horas. gastará N horas nesse projeto, e pare de mentir para si mesmo! às vezes por excesso de auto-confiança, programadores novatos(isso é um erro de novatos mesmo), achar q um programa gigante integrado, pode ser feito em 1 semana ou menos. Não seja tolo! admita que demora pra fazer, e cobre o merecido.
outro ponto é que na maioria das vezes o cliente acha q vc não tem gasto nenhum, nem mesmo com tempo, e q se vc cobrar X reais, vai estar gastando todos os X reais em chicletes e balas. Fazer ele entender que leva muitas horas, pode ir preparando o bolso dele antes de dar o Preço. Se não der certo e ele ainda quizer um Preço muito abaixo do esperado por vc, explique a ele co palavas inteligentes, que o barato sai caro, deixe seu cartão e vá embora. Pegar um projeto q não paga os custos, tira seu tempo de pegar o próximo e nunca vale a pena, mesmo que vc queira aprender a fazer uma coisa nova, pq qualquer cliente vai ter uma necessidade especial só dele, e vc estará sempre aprendendo as coisas novas, e nem por isso vai trabalhar a vida inteira de grátis, vai?

9- Programas Genéricos não Existem.
Tire da sua cabeça a idéia de dormir pobre e acordar rico. Todos os 125.658.457 bilhões de programadores que existem no mundo já sonharam com isso. Quantos conseguiram? E lembre que Programas genéricos dão dor de cabeça apenas.
Quem compra programas genéricos, tira no mesmo mês e depois contrata um desenvolvedor ou uma equipe e paga realmente caro para eles, mas só depois de ver q a coisa não é tão simples. Acredito q eles sejam assim pq ñ entendem como a ‘coisa’ funciona e acham q qualquer programa vai rodar de bem, mas depois de tomarem prejuízo financeiro, cai a ficha deles e liberam o bolso pra bons programadores. De certa maneira isso é bom, pois 2 profissionais ganham dinheiro, vc ganha bastante no novo projeto, e o programador do programa ruim anterior ganhou uma merrequinha. Quem vc quer ser, o cara q ganhou pouco ou oq ganhou muito?

10- Falta de Conhecimento.
Nunca aceite fazer um programa se não tem a mínima idéia sobre oq ou como fazer, não ache q seus coleguinhas de msn e orkut farão por vc, não! eles não irão, a carga é tua, te vira maluco!

11- A Melhor das Dicas.
Se financiar ou receber cheques, ponha uma trava no teu sistema pra depois de uns 6 meses, por ex, o sistema travar e só abrir com uma senha q só vc saiba. se os cheques voltarem, o Cliente pode ficar apavorado, pois lá estão 6 MESES de dados e ele não tem escolha melhor a não ser te pagar. Essa é ótima, não é?

estão aí, listadas as 11 regras q aprendi apanhando. Espero que goste, mas se vc for daqueles caras malas, q gostam de contrariar tudo e todos e vier me falar q ñ concorda com uma coisa q eu disse ou outra, como alguns petralhas do orkut, dane-se vC, não pedi tua opnião! eu pelo menos tentei fazer a minha parte.

Este artigo é Dedicado tbm a Webdesigners que conseguem se destacar no meio da multidão!

Anúncios

7 Respostas to “Programadores Prostitutos – a decadência.”

  1. fdomds dezembro 19, 2007 às 10:30 am #

    Muito bom este artigo, é bem por ai mesmo.

  2. leonardo dezembro 23, 2007 às 7:50 pm #

    cara, concordo com vc, nao tem essa de programinha, sempre tem o cara para te desmerecer.

  3. Helton janeiro 28, 2008 às 7:17 pm #

    É verdade,
    eu programo para web, mas não deixa de ser diferente, tudo que você postou aí eu também já passei por isso!
    !¬¬

  4. Filipe fevereiro 1, 2008 às 5:36 pm #

    Isso mesmo kra!
    Gostei do que li.
    Aprendi bastante e concordo com tudo.
    Você pode até lançar um livro ^^
    Ou criar mais posts!

  5. Jeferson abril 16, 2008 às 5:03 am #

    Cara este seu artigo é pesado mais retrata realmente a realidade muito do que vc falow está mais do que correto, dá até pra usar como cartilha pra não esquecer na hora de negociar, realmente trabalhar como uma prostituta de software é lastimável e deprimente saber que existem muitos no mercado!!!!

  6. Fernando maio 31, 2008 às 6:05 pm #

    Coisa fina cara.

    Quase todas as dicas cabem para o mundo do design, mas embaçado vai ser fazer um código pra bloquear a fabricação de uma cadeira… mas vou pensar em alguma coisa.

    hehe

    Abraço

  7. Guilherme Wiethaus outubro 21, 2012 às 2:06 am #

    Metalidade de Profissional de quem sabe levar o negócio. Parabens. Aprendí um pouco mais com a experiência de quem passou por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s